sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Uma Europa de Pobres (Velha Europa)

" Segundo o último relatório do Eurobarómetro, 84% dos europeus assinala o aumento dos índices de pobreza nos seus países como uma realidade com que se confrontam todos os dias - Portugal está em quinto lugar com 88%, logo atrás da Hungria, Bulgária, Roménia e Letónia. Só na Dinamarca, Suécia e Chipre os habitantes têm a percepção de que a pobreza não aumentou na última década. Segundo o mesmo estudo, 16% da população da Europa - o que faz um total de mais de 80 milhões de cidadãos - vive abaixo do limiar da pobreza. O que quer dizer que há 80 milhões de europeus que vivem com rendimentos inferiores a 60% do rendimento médio do país onde habitam.

Para além destes 16% de europeus que já ultrapassaram o limite mínimo do descalabro (e da decência pessoal e da auto-estima e do pudor consigo próprios e da vontade de se verem ao espelho todos os dias), há mais 7% (mais 5,6 milhões de pessoas) que temem violentamente seguir-lhes os passos.
Em Portugal, só no limitado conjunto dos idosos, há 40 mil pessoas que não têm meios autónomos necessários e suficientes para pagar a sua sobrevivência - por outras palavras, passam fome. Por outro lado, 89% dos europeus considera que compete aos Governos Nacionais fazerem mais e melhor que aquilo que fizeram na última década para estancar este cancro miserável que é o crescimento do número de cidadãos afectados pela pobreza. ESTATÍSTICAS DESTE CALIBRE QUEREM DIZER QUE A SOCIEDADE QUE ASSIM RESPONDE NÃO PRESTA. "

António Freitas de Sousa, Suplemento Outlook, no jornal Weekend Económico, 31/10/2009


imagem da capa do filme "Espelhos do medo", no Blog do tasi


Vale a pena ler o artigo todo que saiu no Semanário Económico.
Este artigo não é meu , não é de ninguem que eu conheça. Não deve ter nada a ver com a Esquerda Velha.
Quem está há mais de 14 anos (Desde 1995) no poder em Portugal é o PS e o Eng. Sócrates, apenas com uma interrupção de 3 anos.
Estes números não são novidade para ninguém.
Será que vivemos num país em que quem nos governa tem mérito?
Acho que não tem. Não sei, mas os portugueses deram-lhes a Maioria dos votos novamente.
A realidade não é de Esquerda ou de Direita está aqui ao nosso lado, só não a vê quem não se importa muito com ela.
Ser de Esquerda "velha", ou Esquerda "Nova" , ou de Direita, ou de Centro, ou Liberal, não é esse o Problema. O que é preciso é construir um País mais Justo e com menos Pobreza.
É isso que estes Sr. Sócrates, Durões , Santanas e Portas , não foram capazes de fazer.

LN

1 comentário:

Asdrúbal de Sousa disse...

és capaz de me pôr a par da porfia?