sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

1000 - Milésimo POST do Sobretudo & Parca de Verão

E hoje é dia de 1000 ... MIL , chegamos aos 1000!!!
Parece impossivel mas já fizemos 1000 Post aqui no Blog Sobretudo & Parca
É de ficar sem palavras depois de tanto Post...
É claro que o Asdrubal ainda não escreve muito, porque só escreve uma frase de cada vez, e muitas vezes numa linguagem muito própria e dificil de decifrar... acho que há ali algum código dentro das frases que o Asdrúbal mete no Blog... Enfim um estilo muito próprio....
Eu tento colocar aqui no Blog algumas coisas que encontro noutros Blogues que gosto muito. E acho que o melhor que se encontra aqui no Blog são esses retalhos dos outros Blogues que eu trago para os mostrar aqui.
Por isso a melhor forma de comemorar o Post número 1000 do Blog é homenagear esses Blogues que têm alimentado e ajudado a que este Blog tenha textos de opinião , poesia , noticias , imagens, que têm uma qualidade muito grande.
A melhor forma de os homenagear é roubar mais uma vez as vossas "coisas boas" e dizer que nós somos grandes admiradores dos vossos Blogues. (E também sou 1 ladrão descarado).


WEBCLUB (da wind)

"...Tudo no mundo
nasceu com um sim.
Uma molécula disse sim a outra molécula
e nasceu a vida...."

Clarice Lispector
2 Dezembro 2009

CANTIGUEIRO (do Samuel)
Há "males" que vêm por bem
Os “homossexuais nunca entrarão no reino dos céus”! Pelo menos é o que afirma o cardeal Javier Lozano Barragan, ex-presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde. Também afirma que “a SIDA é uma patologia do espírito”… entre outras afirmações.
Para uma boa parte dos homossexuais, assim como para a grande maioria dos habitantes do planeta, ser “proibido” de ir para o paraíso dos católicos é tão grave como ser impedido de caçar gambozinos, ou exercer qualquer outra actividade igualmente fantástica. Mesmo assim, nunca é um espectáculo bonito ver estes “seres” que misteriosamente a Igreja Católica escolhe para seus dirigentes, comportarem-se desta maneira abjecta para com os seus semelhantes.
Passado o primeiro choque, a primeira irritação, a ofensa da discriminação e do estigma, a verdade é que os homossexuais, mesmo os católicos, devem ficar satisfeitos. Pelo menos, muitos dos homossexuais que conheço, que ao longo de séculos têm dado à humanidade algumas das coisas mais belas do seu património e mesmo os outros, que anonimamente, apenas tentam ser felizes, não merecem realmente ir para um “paraíso” onde se arriscariam, diariamente, a ter encontros com bestas do calibre deste cardeal Javier Lozano Barragan.
Parafraseando um certo partido português, “Sim, outro paraíso é possível!”

4 Dezembro 2009

De RERUM NATURA (Carlos Fiolhais e outros)
INOVAÇÃO
Há palavras tão gastas que perdem o seu significado. Uma delas é inovação. Parece que basta mudar para progredir. Mas há mudanças boas e mudanças más. Ou será que todas as inovações são boas?
Ontem à tarde estive numa reunião de discussão de programas de ensino. Um dos oradores explicava as suas ideias e repetia de minuto a minuto: «é um programa diferente», «é um programa inovador», «é um programa diferente», «é um programa inovador», «é diferente», «é inovador»...
Disse-o tantas vezes que um dos professores na sala o interrompeu e perguntou «Já percebemos que é diferente. Mas é melhor?» O orador ficou encavacado. Encavacadíssimo. Como se nunca tivesse pensado nesse problema insólito. Balbuciou umas justificações e passou à frente.
Hoje de manhã passei pela Rotunda da Boavista, no Porto, e fui surpreendido com um anúncio de uma escola de línguas. Uma larga faixa estendida no edifício afirmava, orgulhosa: «Aqui não há computadores»!
Curioso! Como se pode ter orgulho em não seguir a moda das novas tecnologias?! Lembrei-me de um laboratório de línguas que existiu durante uns tempos no meu liceu. Tínhamos de falar para um gravador, com uns auscultadores na cabeça, e ouvir a nossa própria voz, para depois corrigir a pronúncia. Na altura aprendia-se francês.
Foi um fracasso, porque se exagerou. Ninguém tinha paciência para ficar muito tempo sozinho às voltas com uns auscultadores e uns microfones. Ao fim de pouco tempo regressámos por completo ao ensino presencial, com uma professora, com diálogos, com leituras, com ditados, com redacções.
Está-se hoje a passar por uma fase semelhante. Há vantagens imensas no uso dos computadores, mas as novas tecnologias têm um papel que não deve ser exagerado. O filósofo pós-moderno Lyotard afirmou, triunfante, que os computadores iam acabar com o trabalho dos professores. Alguns filósofos, sobretudo dessa corrente delirantemente desligada do mundo, dizem qualquer coisa para serem inovadores. Felizmente, a realidade desmente-os. E na Boavista há uma escola que está orgulhosa de ter professores. Daqueles vivos, de carne e osso.
Encontrei depois um amigo e conversámos um pouco. Lembrei-me de um dos segredos da Nokia: os transformadores têm quase todos a mesma saída, de forma que um carregador de um telemóvel serve em outro da mesma marca. É uma ideia positiva. Inovar nos carregadores de telemóvel de cada vez que sai um modelo novo é um hábito desagradável de outros fabricantes.
Mas o meu amigo é filósofo. Retorquiu-me: «Sabes... quando a Nokia decide não inovar, está a ser inovadora.»
Palavras, palavras, palavras!"

Nuno Crato (in Expresso Online, adaptado pelo autor)
1 Dezembro 2009

TEMPO de TEIA ( 3za)
OH tempo!...
... não olhes assim para mim que até parece que me vais devorar!
Como? Não és o tempo?
(Desculpa... assim à distância parecia...)
28 Novembro 2009

O CHEIRO DA ILHA (da Maria)
Porque gosto tanto...





26 Novembro 2009

NADIR (Nadir)
Américo Rodrigues - Presépios






Porque é Natal...
3 Dezembro 2009

Obrigado a todos estes Blogueres Portugueses, e que às vezes faço meus convidados participantes sem eles saberem...

Luis Neves

2 comentários: