domingo, 22 de agosto de 2010

Pantomineiros - PSD e PS

Jerónimo de Sousa foi a AVIS ontem , e eis o que disse a reportagem no Jornal "Público"



"O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou ontem o PSD de adoptar uma posição de "pantomineiro" ao subscrever o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) e votado o Orçamento do Estado (OE), entre outras medidas.

"O PSD, como se diz aqui no Alentejo, tem uma posição de pantomineiro. Porque se quisesse alguma crise, que o Governo se fosse embora (já não digo ter votado a moção de censura do PCP), não tinha subscrito o PEC, votado o OE e as medidas adicionais", disse.

"O que o PSD quer é que o PS leve até ao fim esta política de direita, desbrave caminho, faça as escolhas dolorosas no plano do direito do trabalho, da saúde, da segurança social, da educação", sublinhou.

Jerónimo de Sousa, que falava em Avis (Portalegre), durante um encontro com militantes e simpatizantes do PCP, acusou ainda o PSD e o PS de serem cúmplices com acordo que obtiveram com o PEC.

"Mas eles [PS e PSD] agora andam aí como comadres zangadas, com ameaças, com avisos, com a ideia de que a crise política está ai. De facto existe uma crise, mas é uma crise económica e social", acrescentou.

Para o secretário geral do PCP, "o PSD, apesar de ter votado a Constituição da República, nunca se conformou com aquilo que ela consagra, os valores de Abril, de conquistas e direitos".

"A direita nunca se conformou com isto, com o direito ao trabalho, ao Serviço Nacional de Saúde, com a escola pública, com o direito a salários, a reformas e pensões justas", sublinhou, numa crítica à proposta do PSD de revisão constitucional." Público


Acho mesmo muito giro a utilização destas expressões regionais publicamente.
Para quem não conheça o significado desta expressão tipicamente alentejana, eu explico. Pantomineiro é em Alentejano o mesmo que "mentiroso" ou "aldrabão".
Podia o Jerónimo de Sousa ter utilizado a mesma expressão, mas a que se utliza popularmente, pelo menos em certas zonasque conheço. E que seria "Pantomineiros de um Cabrão".
Assim ainda tinha mais piada.
LN

Sem comentários: