quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Olimpíadas Ibéro-Americanas de Matemática - Medalhas


Portugal obtém a melhor classificação de sempre nas Olimpíadas de Matemática


Quatro estudantes lusos alcançaram o quinto lugar na competição ibero-americana, que decorreu em Assunção, depois de arrecadarem uma medalha de prata e três de bronze

Noticia no jornal Publico

"Cansados sim, mas, acima de tudo, orgulhosos. Alguns trazem vestida a t-shirt da competição e ostentam ao peito as medalhas. Portugal ficou este ano em quinto lugar, a melhor classificação alguma vez conseguida nesta competição. "Quando soube que tínhamos sido a melhor equipa portuguesa de sempre, senti um grande orgulho no trabalho que fizemos e no facto de termos ajudado a levar o nome de Portugal mais longe no que à Matemática diz respeito", confidencia Ricardo, vencedor da medalha de prata. Nos primeiros anos de participação portuguesa na OIAM, as medalhas eram raras ou mesmo nenhumas. "Depois, aos poucos, começaram a aparecer", diz António Salgueiro, o professor que acompanhou o grupo."

"Com esta vitória, os quatro jovens vêm mostrar que Portugal também consegue obter bons resultados em Matemática, uma disciplina na qual muitos jovens portugueses sentem dificuldades. "Somos tão bons como os outros, temos é de trabalhar para isso", afirma António Salgueiro, com convicção. Certo é que, apesar do trabalho e da preparação que os quatro portugueses tiveram, nenhum esperava um tão bom resultado na competição. "Pensávamos que não íamos ganhar nada ou algo mais abaixo", confessa João, vencedor de uma medalha de bronze."

Parabéns Portugal
LN

Sem comentários: