quarta-feira, 17 de março de 2010

Chegar a Primavera

Diário de Etty Hillesum 1941 - 1943

terça-feira de manhã [17 Março de 1942], às nove e meia
Ontem à noite, quando eu ia ter com ele de bicicleta, havia um grande e aprazivel desejo de primavera em mim. E enquanto eu pedalava em cima do asfalto da rua Lairesse, desejando-o e com sonhos na cabeça, senti-me de repente acariciada por um ar tépido de primavera. E subitamente pensei: «Assim também está bem. Porque é que uma pessoa não havia de experimentar uma grande e terna euforia pela primavera e, também, por todas as pessoas?» Uma pessoa pode igualmente encetar amizade com um inverno, ou uma cidade ou um país. Lembro-me da faia cor de vinho, dos meus anos de adolescência. Tinha com ela uma espécie de relação especial. À noite, podia de repente ansiar por ela, e então, ia visitá-la. Fazia meia hora de bicicleta e depois andava à volta dela, cativada e enfeitiçada pela sua cor carmim. Sim, por que razão é que uma pessoa não poderia sentir amor por uma primavera? E as carícias do ar primaveril eram tão delicadas e tão envolventes, que mãos masculinas, mesmo que fossem as dele, em comparação com elas me haveriam de parecer rudes.

Etty

Árvore Faia , no Outono, foto da Wikipédia



LN

3 comentários:

analima disse...

"E foi assim que cheguei a casa dele". Ofereceram-me este livro no Natal. Ainda não lhe tinha pegado. Graças a esta citação estive a ler alguma coisa. Acho que vou continuar :)

Luis Neves disse...

Já tinha posto aqui um pequeno trecho do diário o mês passado.
http://sobretudoeparcadeverao.blogspot.com/2010/02/diario-de-etty.html

Eu comecei a ler o livro porque participava num Blog - Leitura Partilhada, e o ano passado o Blog escolheu no mês de Janeiro ler o este livro. Eu lia o que as colegas escreviam sobre o livro e comprei. só comecei este ano a ler.
deixo Link para o arquivo do Blog sobre o as leituras do livro.
Vale a pena ler as opiniões da Azuki e da Clarinda

http://leiturapartilhada.blogspot.com/2009_01_01_archive.html

Boa leitura, Luis

analima disse...

Obrigada!