quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Verdadeira Crise Mundial é esta!!!

Secretário-geral da ONU convoca reunião de emergência
Ban Ki-moon lança apelo para travar a fome no Corno de África

Uma agência humanitária islâmica começou a distribuir milho em Mogadíscio, a ONU convocou uma reunião de emergência. Mas o que chega à Somália está muito longe de ser suficiente para os mais de 11 milhões de pessoas afectadas pela pior seca dos últimos 60 anos.

Iisha nasceu debaixo de uma acácia, a 80 quilómetros do campo de refugiados de Dadaab, no Quénia. A sua mãe, Wehelley Osman Haji, contou à BBC que caminhou com cinco filhos durante 22 dias. Só tinha água para beber. Tentou que o bebé nascesse no campo, mas ele teve pressa. Chamou-o assim porque Iisha quer dizer vida.

Noticia do Jornal Público



Milhares de pessoas procuram ajuda nos campos de refugiados ou em Mogadíscio (Feisal Omar)



Noticia Jornal Público




Corno de África
"Esta é a pior tragédia humanitária do mundo"

A maior seca dos últimos 60 anos afecta a Somália, o Quénia, a Etiópia, o Uganda e o Djibuti. "Há décadas que não vimos nada assim", contam os responsáveis das ONG no terreno.

Sainab Yusuf Mohamed partiu com os filhos e calcorreou centenas de quilómetros à procura de ajuda. "Não tínhamos nada para comer". Quando chegou a Bardhere, no Sul da Somália, contou à Reuters que um dos seus filhos não resistiu. "Depois, quando estávamos a enterrar o seu corpo, o meu segundo filho também morreu". Não tinha nada, perdeu tudo à procura de alguma coisa.



Refugiados num campo na Somália (Foto: Feisal Omar/Reuters)




Somália


Refugiados estão a morrer de fome e sede

Numerosas pessoas, em fuga da grave seca que atinge a Somália, estão a morrer de fome e de desidratação durante a viagem para países vizinhos, indicou hoje o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Noticia no Jornal Destak.pt

Sem comentários: