terça-feira, 28 de setembro de 2010

De Espanha Bom vento e Nenhum casamento

Vi este Post no Blog Rerum Natura.

" A ministra da Cultura anunciou há dias, com grande candura, a falência iminente do Estado social. Com muito mais propriedade podia ter anunciado a falência iminente do Estado cultural. É talvez devido a ela que a "rentrée" nas instituições culturais estatais está bem aquém do que seria desejável. "
Continuar a ler em De Espanha Bom Vento...

Luis, o que dizes a isto?; Que miséria, nosoutros.
LN

2 comentários:

Luis Leal disse...

Conheço a exposição em questão e o dinamizador, o Ant.º Saez Delgado (foi meu professor e ficámos bons amigos), e é uma lacuna no nosso pseudo-ministério da cultura. Pode ser que até tenhamos uma pianista gira e com pinta de intelectual mas, mais do que fundos públicos, o mais importante é vontade (política). Quantas iniciativas poderiam ficar a custo 0? Há uma certa perversão nesta apatia contagiosa e promovida pelos estados.
Amanhã 29S, há uma greve geral em Espanha e a adesão, apesar de inúmeros motivos económicos, sociais, políticos, até mesmo morais, é reduzidíssima...
Eu vou fazer apesar de reconhecer a promiscuidade que existe entre sindicatos e estado em Espanha, o que me assusta, mas ainda me assusta mais esta apatia que não é de se esperar de um povo como o espanhol, com toda a história de resistência que tem...
Enfim, amanhã logo veremos como foi!
Grande abraço!

Luis Neves disse...

A França e os franceses são muito mais conservadores mas fizeram uma greve de grande dimensão.
Enfim, a Espanha tem um dos governos mais à esquerda na Europa, mas agora que tem as calças na mão , que estão endividados até às orelhas, como vão fugir a usar as receitas do custume dos FMI, da UE, do BCE, e de todos os mecanismos de controlo financeiros que mandam no dinheiro?
É ver todos a aplicar as medidas do liberalismo e a tornar os Estados cada vez menos intervencionista e com menos capacidade de actuar.
Até Cuba já não consegue resistir.
Abraço Luis