terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vitima e "testemunho credivel" em entrevista à TVI

Há duas semanas na TVI , no telejornal podemos assistir à seguinte reportagem.

Da Casa Pia ao «Mundo do crime»
" Ficou conhecido como «André» e é uma das testemunhas do processo da Casa Pia. Hoje, está preso em São Paulo, no Brasil, e deu uma entrevista exclusiva à TVI. Cumpre três anos e seis meses de cadeia por tráfico internacional de droga.

«Foi um erro, uma imaturidade minha», afirma. «Pensei que o facto de ter passado por tudo o que passei... podia fazer o que pensasse. Mas enganei-me e arrependo-me», explica.

«André» foi detido há ano e meio, mas só recentemente se soube que estava preso. O facto foi noticiado por um jornal e referido por um dos arguidos do processo, para mostrar a sua pouca credibilidade enquanto testemunha.
Apesar de preso e a um oceano de distância, «André» soube que Carlos Cruz referiu a sua situação. «Ninguém pode me usar de muleta para tapar um buraco que escavou. Ele engana-se. Eu sofri nas mãos "dessa criatura" desde os meus sete anos até aos 16», acusa.

Reconhece que o seu exemplo de vida está longe de ser o melhor, mas não sabe explicar: «As pessoas às vezes acham que as crianças mentiram, mas as crianças foram peças usadas e descartadas. Hoje, umas conseguiram suportar e arrumar uma família. Eu, infelizmente, caí num caminho inverso, do mundo do crime».

Da indemnização que recebeu pelos abusos sofridos ficou a memória. Com uma estranha consciência assume o seu destino: «Gastei. Gastei em várias coisas. Amigos, drogas, bares de prostituição, comprar mota, carro, casa. Hoje não tenho nada. Perdi tudo».

Diz que não acredita na justiça, mas espera que todos sejam condenados. Em relação ao que contou em tribunal «não se arrepende» e «não tira uma vírgula». «Quem tem dinheiro compra a justiça, quem não tem está preso», defende e usa o seu caso como exemplo. Cometeu um crime, «assumiu os seus actos, foi julgado, condenado e está a cumprir a sua pena». Em Portugal, o processo da Casa Pia arrasta-se e «os outros continuam livres».

«André» não sabe se algum dia vai voltar a Portugal: «A minha vontade não era voltar, porque eu sei que vou perder a paciência com "os cara" que fizeram mal. E como, se calhar, a justiça não vai fazer esses "cara" pagar o preço, eu vou acabar a fazer a minha vingança e eu não quero isso para mim», admite.

Quando foi preso carregava 103 bolotas com cocaína no estômago. Bastava uma rebentar para morrer. "


PODEM VER A REPORTAGEM DA TVI aqui ---
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/casa-pia-entrevista-julgamento-sentenca-brasil-tvi24/1185175-4071.html

ESTE TESTEMUNHO É DE Agosto de 2010, é dado por um rapaz , dizem ser uma das "vitimas" do caso Casa Pia.
Este Rapaz recebeu uma indemnização do Estado Português de 50 mil Euros , e estoirou o dinheiro todo.
Este Rapaz tornou-se traficante internacional de drogas.
Este Rapaz é uma das testemunhas presenciais que incriminou uma série de pessoas, que as levaram a penas de prisão, e é considerado um testemunho credivel pelos psiquiatras e psicólogos que o analisaram.
Este Rapaz faz ameaças directas pela televisão aos Arguidos deste caso.

E ao que parece , ninguém se questiona sobre isto e não acham isto um absurdo.
Mas afinal não serão os Psiquiatras e Psicologos os doidos nesta história?

Talvez o Alcides Cunha ache que este Rapaz seja um testemunho muito credivel.

Luis Neves

1 comentário:

Alcides Cunha disse...

O Luis Neves baralha e dá sempre a mesma carta. Temos felizmente, para a liberdade e a democracia, formas diferentes de pensar. A sua parece-me "poucochinha", você provavelmente achará que a minha é reaccionária. Bem-haja.