sábado, 25 de dezembro de 2010

100 Anos - Foi bonita a Festa pá!!!!

"Os 100 anos do Mestre António - Parabéns Mestre!"

Parabéns Mestre António pelos seus cem anos. Parabéns Mestre pelos trinta e seis mil e quinhentos dias de desencontros e encontros com a vida, das dúvidas e certezas na busca das palavras certas, Mestre.
Porquê hoje, as palavras certas?
Palavras que hoje não encontro para, sumidas na imensidão dos seus cem anos, ser atrevido e procurar encontrá-las apenas nos nossos encontros, poucos, mas firmes na minha memória.
Porquê hoje, as palavras certas?
A consciência do meu eterno amigo compadre Consciência disse-me na última madrugada - Não trago na memória recordação de alguém ter comemorado, em vida, cem anos em Vale do Pereiro - Estará certo o relógio do tempo da lembrança?
Estou certo que sim, Parabéns Mestre!
E, se o relógio falhou, estou também certo que o Mestre já não tem idade para a mesquinhice do ciúme.
Porquê hoje, tentar encontrar palavras certas? São tão pequenas as palavras quando confrontadas com os seus cem anos - Haverá palavras por inventar na imensa enciclopédia que foi construindo ao longo dos seus trinta e seis mil e quinhentos dias? Estou certo que não.
Porquê hoje, as palavras certas? Bastando apenas, Parabéns Mestre António!
Dos nossos encontros na melodia do pintassilgo em Vale do Pereiro, cantando no parapeito da minha janela, recordo o primeiro, poucos, mas firmes na minha memória. O Mestre António carregando noventa anos, atrás do balcão da venda, disse em palavras certas e sentidas - Seja bem-vindo à nossa aldeia de Vale do Pereiro, vai gostar. Aqui há gente simples e acolhedora - E foi verdade Mestre, Porquê hoje, as palavras certas? - Eu senti, sentindo o peso da sua verdade.
Aquele dia foi o primeiro dos dez anos felizes que vivi, que aprendi a conhecer e gostar de Vale do Pereiro - O que são dez anos comparados com os seus cem? - Obrigado Mestre António!
Mais tarde, na noite de vinte e quatro para vinte cinco de abril de um ano recente, quando festejavam a liberdade, sentado no banco onde descansava a sua memória, O Mestre folheou o livro do universo imenso da sua vida, das suas experiências ricas e maravilhosas, nem sempre fáceis,
Porquê hoje, palavras certas? Fomos bem adoptados.
E o meu registo ficou para sempre na história que temos em comum - Somos os dois filhos adoptivos de Vale do Pereiro.
Parabéns Mestre António! Parabéns ao povo de Vale do Pereiro, que hoje comemora os cem anos de um filho que vi chegar e adoptou com o carinho próprio dos homens que fazem da dignidade um gesto simples e acolhedor.
Porquê hoje, palavras certas? - Eu sinto sentindo o gesto simples do seu e meu acolhimento, da nossa adopção.
Hoje, em Vale do Pereiro, somos crianças perdidas na contagem das estrelas do universo do Mestre António. São mais as histórias para contar do que as estrelas no céu.
Deixo-lhe aqui a minha crónica, certamente que não são as palavras mais certas, mas são com toda a certeza as que encontrei para o homenagear. São apenas palavras sentidas e profundas.
Parabéns Mestre António!
Porquê hoje, palavras certas, se o pintassilgo vai continuar a cantar?

Vale do Pereiro, 23 de Dezembro do ano 100 (2010)


JOSÉ EDUARDO CARREIRO

Diário do Sul

Obrigado pela homenagem!!!!
LN

Sem comentários: