segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O sr. Primeiro-ministro é cego?

Saiu hoje no Blog do Tiago Mesquita 100 Reféns
no Expresso on-line

"O sr. Primeiro-ministro é cego? Estão a roubar-nos nos postos de gasolina!!!"



O que se passa com o preço da gasolina no nosso país para além de um escândalo é um autêntico roubo oligarquicamente organizado. A suposta regulação da AdC é uma anedota pegada. O Governo fecha os olhos. Uma palhaçada.

A diferença de 25 cêntimos por cada litro de gasolina entre Portugal e Espanha, e estou a falar de postos da mesma companhia - Galp, é não só uma vergonha para quem fornece esta gasolina, mas igualmente para quem supostamente deveria fazer a supervisão e regulação dos preços e atuar e finalmente para este triste Governo, que assiste a esta pouca vergonha de braços cruzados.

A última vez que enchi o depósito numa estação de serviço, depois de verificar o preço a que estava marcado o gasóleo, perguntei ao senhor que se encontrava ainda de "pistola" na mão se também queria que lhe entregasse a carteira, o telemóvel e as chaves da viatura. É que se é para me assaltarem ao menos façam-no em condições.

Deem-me por favor uns sopapos na tromba, violem-me contra uma acácia ou metam-me uma faca no bucho e abandonem-me numa valeta de uma estrada secundária,
porque assim sinto-me mais à vontade ao confessar às pessoas a forma violenta como fui brutalmente assaltado. Isto porque eles não entenderão se lhes contar a versão do senhor simpático de boné laranja na cabeça com quem ainda estive a falar do próximo FC Porto-Benfica enquanto ele passava o meu multibanco na ranhura. 15 euros já não tiram o ponteiro da reserva.

Já aqui escrevi uma vez sobre a estranha regulação que a AdC faz da forma como as companhias petrolíferas estabelecem os preços da gasolina, sobre a óbvia concertação de preços e sobre aqueles caricatos painéis que se encontram espalhados pelas autoestradas com os preços das diferenças companhias. A única reação normal que um estrangeiro pode ter ao deparar-se com um daqueles painéis informativos será dizer que os portugueses são tão atrasados mentais que precisam de painéis para informar que todas as estações de serviço daquela estrada, independentemente da companhia, praticam o mesmo preço.

O presidente da AdC (autoridade da concorrência) está para a regulação dos preços dos combustíveis em Portugal como Vítor Constâncio estava para a supervisão dos Bancos quando estava no Banco de Portugal.
Ambos mereciam um prémio de mérito da ACAPO, senão leia-se:

"O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) explicou quinta-feira que quando os revendedores ou as petrolíferas "copiam preços" dos combustíveis entre si isso não constitui um ilícito de concorrência. " Fonte Sapo

Desculpem, mas isto é tão absurdo que me vou abster de comentar.

As bombas na fronteira do lado português estão a desaparecer. Neste momento já compensa fazer 80 km para ir abastecer a Espanha, seja de gás, gasolina ou gasóleo. Se a isto juntarmos o preço de todos o resto de produtos mais baratos que poderão ser adquiridos nesta viagem estamos a ver o impacto negativo da prática cartelizada de preços de combustível para a nossa economia, e o impulso positivo para a Economia da nossa vizinha Espanha. Portugal não é Europa. Somos um subúrbio ranhoso.


Boa Tiago. Concordo que isto é um autentico roubo nas estradas. É Pena que o Alentejo não seja já espanhol para os Lisboetas irem abastecer já ali a Vendas Novas.
Só não concordo com a última frase de sermos um suborbio ranhoso.
LN

Sem comentários: