quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crónica de Inês Pedrosa

Ler o Artigo;
Um País de Patrões , Inês Pedrosa, Expresso, 24/10/2009

" Entretanto, Francisco Van Zeller, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), declarou luta ao segundo aumento progressivo do salário mínimo previsto no Acordo de Concertação Social, negociado com o Governo, que prevê que se atinjam os 500 euros em 2011. Em entrevista à Rádio Renascença, ao "Público" e à RTP, Van Zeller explicou que "os salários baixos são necessários para 25 por cento das nossas exportações". Sucede que o salário mínimo português já é um dos mais baixos da União Europeia, ao contrário dos preços - semelhantes aos dos países mais ricos - e dos salários mais altos, que chegam a ultrapassar os dos países nórdicos. Um dos sinais mais fortes de subdesenvolvimento de um país é o abismo entre os salários baixos e os salários de topo.

Salvar a nação agrilhoando à pobreza os já desfavorecidos, representa um escândalo social e é prova de boçal incompetência económica. O drama de Portugal é ter tantos patrões e tão poucos empresários. Diz Francisco Van Zeller: "Há muitas empresas que exportam e que dependem dos salários baixos". São igualmente baixos os salários dos administradores dessas empresas? Os lucros das exportações são reinvestidos nas empresas ou gastam-se em bólides topo de gama e luxos para os patrões? O presidente da CIP invoca os exemplos de Marrocos, da Turquia e da China, que "fazem os mesmos produtos e com mão-de-obra mais barata". "

" Ouço dizer que não é possível baixar os salários de topo, porque as cabeças douradas que fazem o sucesso das empresas fugiriam para outros países.
As mesmas pessoas que assim pensam acham normal exigir entusiasmo e aumento de produtividade a trabalhadores barbaramente explorados. Claro que a produtividade precisa de incentivo - designadamente, de salários decentes. A crise tem as costas largas, e reverte sempre a favor dos mesmos. "

LN

Sem comentários: