segunda-feira, 24 de maio de 2010

comentário ao artigo de Guilherme Valente

O meu comentário ao artigo no Blog Rerum Natura : O Príncipio do fim do Eduquês?

Luis Neves disse...
Li mais uma vez as opiniões de Guilherme Valente neste texto sobre o "Eduquês" e mais uma vez fico com a convicção que este grupo de intelectuais e universitários criaram um conceito o Eduquês que não tem qualquer conteúdo prático, não tem qualquer sustentação em fundamentos, e que consequentemente não pode ser rebatido. Em linguagem matemática poderia ser classificado como um conjunto de ideias vazias. Não têm sentido muitos dos argumentos apresentados por Guilherme Valente.
Pior que isso , deixa qualquer pessoa sem ter vontade de fazer uma réplica, pois simplesmente ninguém entende aquele discurso radical contra tudo o que se faz na Escola Pública.
Na minha opinião o discurso e a forma só são comparáveis em Portugal ao sr.Alberto João Jardim, Presidente da Madeira. Assim ninguém vai ligar ao que o senhor diz.

Faço um Resumo do que aqui escreveu o Guilherme Valente, e que me deixa perplexo, e do qual não consigo tirar conclusões nenhumas.
Ao que parece não está interessado em definir o que será isso do "Eduquês";

"Porém, em breve também nisso irá concordar connosco: na forma, no grau, na generalização como se manifesta, a indisciplina é um produto do eduquês. É mesmo um instrumento ao serviço do seu projecto insensato."
Mas isto mais parece aquelas conspirações de extra-terrestres, isto escrito assim parece o argumento de um filme de ficção científica!

"A «causa eficiente» é a desvalorização do papel do professor, a sua desautorização, o seu desprestígio aos olhos dos alunos, dos pais e da sociedade, perpretados pelo Ministério e os seus «especialistas» Tudo ligado à desvalorização relativista do conhecimento e da sua transmissão, ao facilitismo,"
Isto dito assim, sem dizer como, onde, quem, porquê, não quer dizer absolutamente nada!

"Não se aproveita nada? Não, não se aproveita nada. Quando não se consegue o mínimo, é preciso varrer tudo."
Assim não dá para se ter uma discussão com ninguém, a sério ... Assim ninguém o vai levar a sério...

"Tenho procurado explicar a natureza do eduquês, a essência do problema da educação em Portugal. Natureza que por ser impensável poucos compreenderam. E o eduquês pôde, assim, ocupar o sistema educativo, dominar as escolas de formação de professores, impor a ideologia e as teorias educativas que têm impedido a construção da escola que é imperativa para o progresso do País. Quando acabará o delírio ou a insensatez? Quem pára a besta? "
Pois é verdade que se calhar poucos a compreendem , e talvez o problema será, quem sabe , da vossa teoria sobre o "Eduquês". Não parta do principio que todos os outros é que são ignorantes e os senhores é que são os detentores do saber absoluto.

Luis Neves

1 comentário:

Anónimo disse...

Onde se nota que o ensino é de grande qualidade é na consequência técnica dos governantes.