quarta-feira, 9 de junho de 2010

O "melhor partido" ganha eleições regionais na Islândia

NOTICIAS DA ISLÂNDIA

1.
Classe política da Islândia está boquiaberta com resultado d' O Melhor Partido

A seguir à bancarrota e à erupção do vulcão Eyjafjallajökull, eis que a Islândia volta a ser notícia: o partido do actor cómico Jon Gnarr venceu as eleições municipais de sábado em Reiquejavique, podendo agora tornar-se o novo presidente da câmara da capital.

O Melhor Partido, assim foi baptizada a formação que surgiu na cena política só há seis meses, prometeu na campanha, entre outras coisas,
um urso-polar para o jardim zoológico,
toalhas gratuitas nas piscinas,
um parque temático tipo Disneylândia no aeroporto de Vatnsmyri,
e o livre uso de drogas no Parlamento até 2020.

O Melhor Partido, que fez campanha sobretudo através de vídeos colocados no YouTube, deixou os analistas e os políticos islandeses boquiabertos com a vitória. "Nunca vi nada parecido com isto", disse à RUV Olafur Hardarsson, conhecido professor de política da Universidade de Reiquejavique. Johanna Sigurdadottir, a primeira--ministra da Islândia, admitiu que isto pode ditar o fim do tradicional sistema de quatro partidos.
Noticia no DN;
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1583060&seccao=Europa

2.
Com esta eleição reina a perplexidade política, a incredulidade dos politólogos e a expectativa do que irá acontecer a partir do próximo dia 15, quando tomar posse, dado que Jón Gnarr fez da campanha eleitoral um verdadeiro espectáculo de de stand-up comedy, em que defendeu o que chamou um programa de “anarco-surrealismo”, prometendo, entre outras coisas, toalhas de graça nas piscinas, um urso polar no zoo de Reiquejavique e uma “Disneylândia” no aeroporto.

Não sei se Jón conhece Portugal e, em particular, algumas das suas autarquias, mas estou em crer que o Besti Flokkurinn – um nome que dá gosto, contrariamente ao do vulcão – fez o trabalho de casa, investigou o que se passa por cá e apenas deu alguma roupagem diferente à sua proposta, mais sincera – típica de um país nórdico –, como quando, por exemplo, afirmou: “Vamos certamente favorecer os nossos amigos pessoais. Vamos ter corrupção por cima da mesa, não por baixo”.

Mais ainda, com um pequeno truque de inversão de palavras, conseguiu dizer uma verdade que nós tentamos esconder, quando disse: “O Besti Flokkurinn tem muitas faces. Publicamente comportamo-nos como palhaços mas, na verdade, somos muito inteligentes”. Claro que nós diríamos “A nossa(o) Coligação/Partido tem muitas faces. Publicamente comportamo-nos como sendo muito inteligentes, mas na verdade somos palhaços”.
No Jornal online Campeão das provincias

3.
«Vamos prometer o dobro dos outros partidos e cumprir o mesmo: nada!», declarou Gnarr durante a campanha.

Não é claro se o partido humorístico vai assumir o mandato, sendo a vitória considerada pelos analistas como um voto de protesto dos islandeses contra a liderança política do país.

A ilha nórdica encontra-se virtualmente falida depois do colapso do seu sistema bancário, assente na especulação financeira. O governo islandês encontra-se sob pressão internacional para pagar dívidas de instituições nacionais falidas junto de investidores e depositantes estrangeiros. O desemprego disparou e há agora uma inédita corrente de emigração naquele que era um dos países mais avançados do mundo.

Noticia do jornal Sol

Glorioso mundo novo!
Hilariante era ver o António Costa a perder a camara de Lisboa para o Ricardo Araujo Pereira...
LN

1 comentário:

analima disse...

Não acredito que o Ricardo Araújo Pereira se quisesse candidatar. Talvez só por isso não teria hipóteses de ganhar. :)