segunda-feira, 7 de março de 2011

Carta a Mário Soares - "não tens graça nenhuma"

Do artigo de Vasco Pulido Valente, sobre o artigo de Mário Soares no DN sobre a manifestação de 12 Março.

" O sr.[Mário Soares] não poupa os promotores desta manifestação, marcada pelo Facebook para 12 Março. Para si, essa gente é "perigosa, anti-democrática , niilista". "Quer ela alguma coisa mais do que o caos?",pergunta o sr. Ou, como a seguir sugere com desconfiança, "espera" talvez que "alguém" (evidentemente um "chefe", e um chefe autoritário) lhe venha por milagre indicar "o caminho" (da ditadura, claro).




Caro sr. Mário Soares;

A sua opinião é uma opinião como outra qualquer!

Não tem mais nem menos importância do que a de qualquer outro cidadão.

Tem a mesma validade, porque se baseia no seu umbigo, e nos seus medos e nos seus fantasmas.

A sua opinião , comparando historicamente com um período da história recente de Portugal , o Período do Verão Quente em 1975, quando o sr. Soares e o seu Partido organizaram a manifestação da Fonte Luminosa, a sua opinião tem o mesmo teor e a mesma seriedade que tinham nessa altura as criticas que toda a esquerda e alguns dos militares do MFA faziam a seu respeito, e o mesmo ou pior dos organizadores dessa manifestação.


E para que não se esqueça, o que o regime de ditadura de Salazar e Marcelo Caetano, diziam sobre o sr. Soares, e sobre os que eram resistentes ao regime, diziam o mesmo e muito pior. O sr. Mário Soares era apelidado de traidor, era considerado de cidadão perigoso para a pátria, e um perigo para a unidade nacional. E também o deviam classificar de niilista ou coisas parecidas. E ainda fizeram pior, prenderam o sr. Soares e "Deportaram" o sr. Soares em São Tomé.

É bom lembrar o sr. Soares o seu passado de contestatário. Parece que o sr. com a sua idade já se esqueceu da sua história pessoal , do seu passado de combate politico.


E por saber isso, por sabermos que teve esse importante papel na luta pelos direitos fundamentais dos cidadãos portugueses, pelo direito à liberdade, o direito ao protesto pacifico, o direito a exercer politica sem ser no partido único do regime, por sabermos muito bem isso tudo, é que não compreendemos este tipo de argumentos contra uma geração que não é a sua.


A critica e a diferença de opinião fazem parte da nossa democracia. O sr. Soares como um dos fundadores da nossa democracia portuguesa devia ser o primeiro a respeitar esse princípio.

Não devia estar a combater e a rotular uma geração nova , uma geração de jovens que poderiam ser seus bisnetos, e com uma argumentação política sem fundamentos.


Dr. Soares espero que não vá à manifestação de 12 de Março.

Porque pelos vistos nunca vai querer entender as boas razões deste protesto.

O sr. Soares não percebe, e com as suas posições de Senador magistático não parece que queira alguma vez entender as dificuldades que os jovens de hoje enfrentam.
E não esconde que não pretende qualquer mudança, que acha que nada deve mudar ou ser diferente do que está, e que a sociedade portuguesa tem dado muitas oportunidades de vida para os seus jovens cidadãos.


Luís Neves

2 comentários:

Alcides Cunha disse...

Melhor. O sr. Mário Soares ser velho e o sr. Luis Neves ser, provavelmente, novo, não são, por si só, grande argumentação.

Luis Neves disse...

De facto a minha idade ou a idade do sr. Mário Soares não é nenhum argumento , nem serve de justificação para nenhuma discussão.
Um facto real, quer queira quer não é que o sr. Mário Soares tem 86 anos. Outro é que está a acusar as pessoas que estão a organizar um protesto legitimo , respeitador das leis portuguesas, e que eu saiba não violento e sem objectivos de confrontação com ninguém. Essas pessoas são jovens de vinte e poucos anos , que têm como prespectivas de vida os contratos precários ou a emigração.

O sr. Soares acha por bem caracterizar estas pessoas como "Anti-democrátas", "Perigosos", "Niilistas", que "pretendem o Caos", que "pretendem um Lider Ditador para o país"

É uma opinião como as outras. Não é por uma pessoa já ter muitos anos, e de ter um passado de lutador pela liberdade, que só por isso , só por ter esses méritos, que agora qualquer coisa que venha escrever seja um decreto-lei.

Não o sr. Mário Soares está completamente equivocado, não percebe o seu tempo. Não percebe esta nova geração que quer ter algum futuro no seu país.

Com respeito pela sua história, por muito que fez pelo país, e pela sua idade, só posso dizer que não tem graça nenhuma este tipo de intervenções públicas do sr. Mário Soares.
Porque não se apoiam na realidade. Porque não passam de estados de alma de um dirigente do PS assustado com a contestação ao seu partido.
LN