domingo, 3 de maio de 2009

Indie Lisboa 2009 acaba hoje :(

ohhh!!! o Último dia do Festival Indie Lisboa
Hoje ainda se pode ir ver vários filmes, incluindo os filmes vencedores das diferentes secções do Festival. Os resultados foram conhecidos ontem à noite, mas ainda não sei quais foram os vencedores (ainda não está no site http://www.indielisboa.com/index.php?lang=1&id=1 )

Mas o filme eleito pelo público no Indie Lisboa 2009 é françês, tem como título "L'encerclement", e pode ser visto hoje às 15:00 no Londres
L'encerclement - la démocratie dans les rets du néoliberalisme
Encirclement
Richard Brouillette
Exibições: 3 Maio, 15:00, Cinema Londres, Sala 2
Documentário, Canadá , 2008, 160', Beta Digital Argumento: Richard Brouillette

Resumo: A cultura neo-liberal chegou a todos os cantos do mundo. Disseminada em grande parte com a fragmentação da União Soviética e o final da Guerra-fria, por vezes imposta mesmo à força, por norma de acordo com os planos do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, a ideologia foi fortemente impulsionada com a fundação da Sociedade Mont Pèlerin, em 1947. Os think tanks neo-liberais, fortemente financiados por multinacionais, geraram uma vaga propagandística que vai dos media às universidades, imiscuindo-se até em governos (tanto de direita como de esquerda), tornando-a quase invulnerável – um dogma – perante a opinião pública. A base ideológica é bem conhecida e passa pela despolitização dos mercados, promovendo a ausência de regulação, deixando tudo nas mãos das classes financeiras e minimizando o papel dos Estados. O que o documentário propõe é, com a ajuda de prestigiados intelectuais dos dois lados do debate aceso sobre o neo-liberalismo, uma esclarecedora visão sobre a história e a implantação actual desta doutrina económica.

Adenda: (no expresso online) O filme "Ballast", primeira obra do realizador norte-americano Lance Hammer, e o documentário "Ruínas", do português Manuel Mozos, foram os grandes vencedores do IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, que termina no domingo.
Lusa , 22:30 Sábado, 2 de Mai de 2009
os Filmes premiados passam hoje nos cinemas São Jorge (Longas metragens) e Londres (Curtas)

LN

Sem comentários: