quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aparição - Vergilio Ferreira


Pequeno Resumo:
Alberto Soares é o novo professor chegado à fechada cidade de Évora, «Évora mortuária, encruzilhada de raças, ossuário dos séculos e dos sonhos dos homens» (pág. 24). Ainda abalado pela morte recente do pai, deixa-se guiar pelo Dr. Moura, velho amigo da sua família. Conhece as filhas do médico – Ana, Sofia e Cristina – e é introduzido à sociedade Eborense. Ana é casada com o rude Alfredo; Sofia, a mulher-problema; Cristina é a pureza infantil que toca piano para os convidados. É apresentado ao engenheiro Chico que, a princípio, se lhe mostra afável e vai-se tornando gradualmente no seu opositor mais declarado. Chico é o primo de Carolino, o jovem de 17 anos aluno de Alberto.
O professor vive para a sua dúvida existencial. Procura a aparição do seu verdadeiro eu, rejeita a religião e afirma que o homem é o seu próprio criador. Vive obcecado com a ideia. Começa por achar que Carolino pode ser o seu discípulo, mas o jovem cria a sua própria teoria – tão importante como criar é destruir. Dá aulas de Latim a Sofia com quem começa a desenvolver uma relação tumultuosa. Lentamente, a cidade fechada que o parecia acolher, expulsa-o, acusa-o de cobarde e de ser o responsável pelo desenrolar trágico dos acontecimentos.

do Blog Livros sem critério, em http://livrosemcriterio.eraumavezumrapaz.net/?p=571

Outros Blogs e Links
http://faroldasletras.no.sapo.pt/aparicao.html
http://lithis.net/55
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apari%C3%A7%C3%A3o_(livro)
http://www.citador.pt/biblio.php?op=21&book_id=1942
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/Isarosete/VergilioFerreiraEntre.htm

E durante o mês de Maio podem ir lendo o Blog Leitura Partilhada, com textos sobre a obra "Aparição" http://leiturapartilhada.blogspot.com/

Luis Neves

Sem comentários: