domingo, 21 de novembro de 2010

Livro que me faz falta (Ah! lembrei-me do titulo)

"Um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo da Matemática."

" O Diabo dos Números de H. Magnus Ensenberger, conta a história de Roberto, um menino imaginativo que sonha com peixes enormes que engolem seres humanos, escorregas intermináveis que terminam em abismos e outras maluquices e que considera a Matemática um amontoado de números e fórmulas sem qualquer sentido.
A relação de Roberto com a Matemática começa a modificar-se quando, num dos seus milhares de sonhos, Roberto encontra Teplotaxl, o Diabo dos Números.


Em 12 noites, 12 sonhos, o diabo muda por completo a imagem que o rapaz tem da Matemática. O personagem desafia Roberto com problemas e enigmas que, ao longo dos 12 sonhos, o fazem perceber que aprender a Matemática pode ser uma boa aventura. Números triangulares, expoentes, séries de Bonatchi, fracções, tornam-se numa grande festa e perdem a sua usual aparência ameaçadora.

Teplotaxl não dá aulas a Roberto com o objectivo de o ensinar a subtrair, a decorar a tabuada ou a fazer contas imensas e aborrecidas. Para isso, existem hoje as máquinas de calcular! Não!!! Ele ensina-lhe a beleza dos números. A maioria dos matemáticos de verdade nem sabe fazer contas, diz o diabo. Melhor que saber contar é saber pensar. Assim, o zero, esse cardinal que representa o vazio, deixa de ser um nada e aparece como uma invenção genial. Da mesma forma, o número um, habitualmente tão simples e que o diabo utiliza para escrever todos os números que existem: Só faço isto por causa de ti! Tu é que tens medo da Matemática e queres que tudo seja o mais simples possível para não ficares baralhado."
LN

Sem comentários: