quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sermão aos Peixes; Pde António Vieira

No "Sermão de S. António aos peixes" Padre António Vieira pede aos peixes que se voltem para terra , e descreve-lhes a sociedade humana pelos seus olhos.

"Olhai, peixes lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos, e para o Sertão? Para cá, para cá, para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os Tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças: e cruzar as ruas, vedes aquele subir, e descer as calçadas, vedes aquele entrar, e sair sem quietação, nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer."

"Diz Deus, que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: porque a plebe, e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na República, estes são os comidos. E não só diz, que os comem de qualquer modo, senão que os engolem, e os devoram. Porque os grandes , que têm o mando das Cidades e das Províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, ou poucos a poucos, senão que devoram, e engolem os povos inteiros."

"E isto é o que padecem os pequenos. São o pão cotideano dos grandes: e assim como o pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseraveis pequenos, não tendo nem fazendo ofício, em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem, e devorem. "

Tapuias: Tribo de Indios Brasileiros


Dedicado aos Patrões Nacionais
Alexandre Soares Santos e Belmiro Azevedo

Alexandre Soares Santos entra na lista dos mais ricos da Forbs
Alexandre Soares Santos Blog A Luta

Sem comentários: