sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Por um novo Ministro da Educação 12 - O Secretário Valter que não sabia escrever

Mais uma história que me contou uma Professora do Caramulo, quando fui lá no final do ano.
O nosso país é pequenino , e vão-se conhecendo as vidas dos nossos governantes.
Esta Professora esteve destacada na escola superior de educação de Viseu, até à 2 anos atrás, onde deu aulas a Professores e futuros Professores. Há alguns anos atrás teve como colega de trabalho o sr. Valter Lemos, que hoje é o Secretário de Estado da Educação.
Segundo o que me disse o senhor Valter foi trabalhar para esse Instituto Público de Ensino Superior por convite de um amigo, que o colocou lá. A opinião que ela tem desse senhor é que é um "Bronco". Segundo o que me disse, e nas palavras dela "O senhor nem sequer sabia escrever bem, tive que algumas vezes lhe ir corrigir Actas cheias de erros"!!

Claro que não sei o tipo de erros que dava o senhor Valter. ortográficos? sintaxe? gramaticais? outros? Não aprofundei a conversa. Não sei se eram muito erros. Se eram graves. Não sei se ela estava a exagerar a ignorância dele.
Mas quem chega a esta posição no Ministério da Educação, deveria ter uma melhor preparação a Português. Quem o lá pôs, deve dar pouca importância ao saber escrever.

LN

4 comentários:

Anónimo disse...

Faz lembrar o relato da colega da escritora criadora do Harry Potter que, contava ela, quando foram colegas no Porto, não lhe tinha notado qualquer apetência pela escrita e "aliás até escrevia de forma muito medíocre". É ser português no melhor que temos para oferecer.

Anónimo disse...

O meu avô era cabo da GNR com 4 filhos e uma mulher a tomar conta deles. Do que sei deixou uma casa em Sintra, outra na Sobreda da Caparica e outra na Sertã. Tinha lá gente no velório a dizer que era um homem de respeito. Do resto não sei, mas o meu avô era o maior.
O meu pai era arquitecto e podemos ver o seu trabalho na Buraca e Amadora. Não me venham cá com conversas, o meu pai era o maior.
A minha mãe foi professora de Línguas e Literaturas Modernas e em 35 anos de serviço gerou entre outros o Rui Zink. Logo, a minha mãe foi a maior.
O problema era os meus vizinhos.

Anónimo disse...

Onde se lê "ortográficos? sintaxe? gramaticais? outros?", devia ler-se "Ortográficos? Sintaxe? Gramaticais? Outros?".

Luis Neves disse...

Sim eu também dou vários erros a escrever. tal como escrevi sobre o sr. Valter.
Mas eu não faço parte do governo de Portugal, e não sou dirigente do Ministério da Educação de Portugal.
Se o sr. Valter fosse do ministério da administração interna, ou do ministério do Trabalho ou Obras Públicas era um bocadinho melhor, mais aceitavel.
Mas da Educação??