sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sócrates e os Arguidos

Pois é, parece que existe para aí um caso de alegada corrupção na investigação ao Freeport de Alcochete. 3 pessoas foram constituidos arguidos no chamado Processo Freeport.
Freeport . . . . Que grande chatice , não é Sócrates.

Eis o que saiu hoje sobre o caso no jornal diário D.N., o mais seguidista em relação ao governo socialista.
Smith & Pedro são primeiros arguidos no caso Freeport

PGR anunciou ao fim da tarde: "Já há arguidos"
Ao fim de quatro anos de investigação, o caso Freeport tem arguidos constituídos. O empresário inglês Charles Smith e o antigo sócio Manuel Pedro serão os primeiro a ter aquele estatuto processual. Porém, até à hora de fecho desta edição não foi possível obter qualquer esclarecimento quanto aos crimes de que ambos estão indiciados.
O novo Código do Processo Penal implica que haja suspeitas fortes para alguém ser constituído arguido.
...
Charles Smith
Durante o interrogatório, Charles Smith terá sido confrontado com movimentações bancárias e com os comprometedores e-mails que foram apreendidos, em 2005, na sede da extinta empresa Smith&Pedro, a responsável pela promoção do projecto Freeport de Alcochete. O conteúdo dos emails indicia que houve transferências de dinheiro, as quais terão sido utilizadas para pagamentos de "luvas".
...
Recorde-se que Charles Smith consta de um filme, gravado à sua revelia por um administrador inglês da Freeport, onde diz ter feito pagamentos a um ministro de topo que identificaria como José Sócrates. Posteriormente, em declarações prestadas à polícia inglesa, Smtih negou a existência de qualquer pagamento ilegal feito em Portugal.
Porém, a investigação portuguesa detectou uma série de transferências bancárias entre Inglaterra e Lisboa e posteriores saques em numerário. Segundo uma carta rogatória enviada pela polícia inglesa ao MP português (revelada pelo DN) há fortes suspeitas de que tais levantamentos estarão relacionados com o pagamento de comissões para a aprovação, em 2003, do Freeport.

E ver o que noticiou no dia 31 Janeiro o semanário o Expresso, jornal de referência do sistema político português. Escreve sobre o caso Freeport, relativamente ao outro arguido sr. Manuel Pedro.


Manuel Pedro dizia ter pago a Sócrates

Manuel Pedro

Duas pessoas ligadas ao caso Freeport garantem que Manuel Pedro, o sócio português da empresa de consultoria Smith & Pedro, afirmou na presença delas e em ocasiões diferentes que pagou 500 mil contos (2,5 milhões de euros) a José Sócrates de modo a que o projecto do outlet em Alcochete tivesse luz-verde do Ministério do Ambiente e assim pudesse avançar com o processo de licenciamento.
Segundo as testemunhas ouvidas esta semana pessoalmente pelo Expresso, o empresário repetiu a afirmação por diversas vezes e na presença de outras pessoas entre 2002 e 2003. Foi com base nessas conversas explícitas e sem rodeios do sócio da Smith & Pedro que, mais tarde, começaram a correr boatos em Alcochete sobre avultados pagamentos de 'luvas' em troca da aprovação do Freeport. "Manuel Pedro disse-o abertamente, referindo-se de forma directa ao nome de José Sócrates. Ele vangloriava-se de ter feito isso", diz uma das testemunhas.

----------

É o mesmo José Sócrates que é Primeiro Ministro de Portugal há 4 anos, e que o PS vai recandidatar às próximas eleições legislativas para continuar a mandar no país. Acreditem ou não é ele mesmo, o José Sócrates.
Não sei se o senhor Sócrates vai deixar algum compromisso no congresso do seu partido PS , de no caso de ser eleito PM deste país (Credo, Cruzes canhoto), e se forem encontradas provas que o incriminem, que ele sairá do poder, e o país vai para eleições.
Ou vai Proibir a investigação judicial e policial no caso Freeport, e de procurar as provas que faltam?... Vai Proibir que se encontrem provas?...
Vai ser Proibido investigar em Portugal antigos ministros socialistas?...
E também os Banqueiros, o antigo ministro socialista agora Governador do Banco de Portugal , Victor Constancio, etc...??
Vamos ter outra vez a vergonha do caso Felgueiras???

Luis Neves

1 comentário:

Asdrúbal de Sousa disse...

gosto de "o semanário o Expresso, jornal de referência do sistema político português"