sábado, 31 de janeiro de 2009

Criar uma Alternativa de Esquerda

Caro Asdrúbal, tenho assistido com grande incómodo a este "caso Freeport"e às acusações públicas ao PM Sócrates.
É notória a degradação em que se encontra o espaço político do PS, por estar tão agarrado a um político tão descredibilizado como o Eng. Sócrates. Se esse partido se quer afundar com o seu comandante, é lá com eles.
A Esquerda é que tem a obrigação de apresentar um espaço alternativo que possa dar a esperança de uma opção distinta , socialista e não social democrata aos eleitores.

O que eu proponho à discussão é: se achas que o nosso Blog podia lançar a ideia da construção de uma alternativa à esquerda, a concretizar pelos dois partidos de esquerda que têm representação parlamentar.
Porque não pensar num acordo pré-eleitoral entre o PCP e Bloco de Esquerda, e que abra a possibilidade da participação de socialistas como Manuel Alegre.
Porque não propôr publicamente um acordo político para um programa de governo comum aos dois partidos, que formariam uma coligação governamental no caso de os dois partidos terem a maioria dos votos em conjunto. Se ficassem em minoria iriam fazer oposição ao próximo governo segundo as ideias dos seus partidos.

Poderiamos propôr alguns dos dirigentes desses partidos para promoverem a elaboração propostas políticas em diferentes áreas. Francisco Louçã para área económica, Jerónimo de Sousa para área de Segurança Social e Trabalho, Manuel Alegre para a Cultura.

E seria necessário encontrar alguém, independente aos dois partidos, que possa construir um PROJECTO de Esquerda renovado, e que consiga trazer para a política muitos novos eleitores. Projecto que siga um pouco as estratégias da campanha de Obama.
É isso que falta encontrar, o tal Obama Português. alguém que queira assumir um projecto de esquerda. De quebrar este rotativismo político "doentio".

Uma das figuras mais importantes e respeitada da esquerda em Portugal, embora não seja um independente, seria o dirigente da CGTP, Carvalho da Silva. Mas não terá um carisma assim tão grande. Eu tenho um fraquinho pela Helena Roseta, mas é muito dificil ela aceitar.
Talvez um Político mais jovem.

A realização de um acordo devia ser feita na semana do 25 Abril - 1 Maio.

Que tal divulgar a ideia? E se escrevessemos um manifesto esquerdista para ganhar 2009?
E lançar um concurso de ideias, para propôr nomes de candidatos para lutar por um governo de esquerda em Portugal?
Quem pode ser o Obama da esquerda portuguesa???

LN

1 comentário:

Asdrúbal de Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.