terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Luvas" no caso FreePort de Alcochete

Uma notícia saíu esta semana no semanário "Sol" sobre um ex-ministro português, do governo socialista de Guterres, que terá recebido "Luvas" no caso Freeport de Alcochete.


Parece que todos os "Mídia" ou Meios de Comunicação Social portuguesa têm muito medo de escrever o nome do ministro suspeito de corrupção. O suspeito é o ministro do ambiente da altura , Eng. José Sócrates, actual Primeiro-Ministro, e candidato do PS nas próximas legislativas.

Será que um partido democrático como o PS vai querer levar um candidato a eleições com suspeitas desta natureza. Vão ter "a lata" de candidatar um homem suspeito de corrupção, ao cargo de líder de governo.

Será que andam à procura de um outro ministro do governo Guterres, à pressa , para o apresentar como suspeito, só para encobrir as suspeitas sobre Sócrates?
Procuram desesperadamente um mártir socialista para não incriminar Sócrates? Quem será o escolhido?
Aqui deixo algumas das alternativas (que eu me lembro), de que a direcção política do PS se vai socorrer, para limpar a honra do seu amado líder José Sócrates.
  • A candidata à Presidência da Camâra do Porto, Drª.Elisa Ferreira. Será que vai aceitar ser acusada de receber "luvas" para permitir um empreendimento comercial em Alcochete?

  • Será o ex-Ministro Dr. João Cravinho, que vai ter que se defender da acusação de receber "luvas", depois de ter a proposto uma nova legislação anti-corrupção? Muito difícil de acreditar nesta.

  • Será que vai calhar outra vez ao ex-ministro Dr.Paulo Pedroso, que como já foi cruxificado uma vez no caso "Casa Pia", dava um bom mártir para o PS?

  • Será que vai ser um dos senadores do PS, que já não tem ambições políticas para além de defender o seu partido, o ex-ministro da Justiça Dr. Vera Jardim, a ser considerado suspeito?

  • Aceitará o ex-ministro das obras públicas do PS, Dr. Jorge Coelho, durante muitos anos o "todo poderoso" que dirigia a máquina partidária socialista, hoje na direcção de uma das maiores empresas de construção cívil portuguesas (Mota Engil), ser escolhido pelo PS para responder às autoridades policíais inglesas por corrupção?

  • Sairá o número 2 do PS, o Dr. António Costa, presidente e candidato à Camâra de Lisboa, que fará o grande favor ao Primeiro-Ministro, e prestar-se a esse papel de assumir para si a acusação de currupção?

  • Ou será que quem vai ser acusado de receber "Luvas" é afinal o ex-ministro das finanças de Guterres, Dr. Oliveira Martins, que hoje é Presidente do Tribunal de Contas? Esta hipótese seria absolutamente fantástica. Um ex-governante acusado de corrupção chegar ao posto de Presidente do Tribunal de Contas. Isso só fazia lembrar mesmo o caso Alves dos Reis!

  • Mas o acusado também poderia ser, por exemplo o Dr. Augusto Santos Silva, hoje ministro de Sócrates, que está muito bem calado.

  • Ou o Dr. Pina Moura, hoje gestor de uma grande multinacional. E se foi , E se foi , .... ?

Isto de colocar notícias no semanário "Sol", que indiciam que um país europeu (Inglaterra) tem provas de que um alto dirigente do partido do governo português (do PS), que era um antigo ministro, e que pode muito provavelmente ter sido o Engº. Sócrates ... ,

e depois não dizer quem é,

e querer que fique tudo em "Águas de Bacalhau",

Mais parece que estamos num país da América Latina. Do tipo das Honduras ou da Guatemala.

Quando o Primeiro-Ministro Guterres abandonou o governo, depois de uma derrota eleitoral autárquica em 2002, saíu e disse que era porque a situação política era um pântano. Só agora se consegue perceber que o grande pântano da altura, eram estas situações de corrupção política dentro do seu partido. O pântano era sem dúvida o seu partido, o PS.

Luis Neves

4 comentários:

Asdrúbal de Sousa disse...

belo como um caramelo

Luis Neves disse...

E o que dizer , quando a Procuradoria Geral da República , vem logo fazer um comunicado a dizer que não tem indicios nenhuns sobre nenhum ministro socialista, e tal , e que desconhece, e que "não sabe do que é que o Blog Sobretudo anda a escrever", que aos fins de semana e segunda-feira há a bola e os resultados da bola, e que isso é muito dificil de se investigar e de se saber,... e tal...
Mas é independente aquela malta dos Procuradores ou não?, se calhar sou eu que ainda acredito em legislações, e isso, e tal...

Asdrúbal de Sousa disse...

és muita bom gajo, é o que é

Anónimo disse...

E o Sol está para ser comprado por Angolanos. Perdão, pelo José Eduardo dos Santos.