segunda-feira, 9 de março de 2009

Roupeiro da equipe; O Alegre

Manuel Alegre em entrevista ao Expresso vem dizer isto;

P - Se essa convergência acontecer não é apenas por uma lógica aritmética, porque Sócrates faz as contas e sabe que o seu apoio lhe pode custar (ou valer) a maioria absoluta?
R(Manuel Alegre) - Isso ninguém sabe. A política é sempre uma relação de forças.
P - Esse entendimento pode vir a traduzir-se num grupo parlamentar dentro do grupo parlamentar?
R (MA)- (Silêncio). Tem de ter alguma tradução, mas não lhe chamaria assim. Essas conversas são muito complicadas e não quero fazer diktats a ninguém. As coisas têm de ser feitas com muita dignidade recíproca.
P - Se se entender com Sócrates. a restante esquerda fora do PS vai compreender isso?
R(MA) - Quem conversa comigo conversa com o militante do PS, a referência histórica do PS. É uma das minhas debilidades e uma das minhas forças.
P - A sua permanência no PS não está, portanto, em causa?
R - Eu estiquei a corda quase até ao limite. Dentro e fora do PS. Mas não posso eu sozinho ser a convergência da esquerda. Não é meu propósito nem minha vontade. A não ser que me forcem a isso. Um partido é um instrumento, não é um fim em si.
P - Vamos voltar a vê-lo na AR na próxima legislatura?
R - Isso não depende só de mim.
P - Vai fazer campanha ao lado de José Sócrates?
R - Neste momento não sei. Não estou a fazer tabu nem estou a ser ambíguo.

entrevista no site do MIC (Movimento de apoiantes de Manuel Alegre)
Video no "Expresso" "Se a lei deixasse candidatava-me às legislativas como independente"


Acho que é claro que o senhor está desejoso de voltar a ser outra vez deputado pelo PS.
Ora há uns tempos atrás eu escrevi aqui no Blog, de que se podia Criar uma alternativa de esquerda . Que seria possível encontrar uma alternativa de esquerda contra o PS, construída com o apoio de Manuel Alegre.
Pelo que eu estava completamente enganado!!!

Afinal o que o Manuel Alegre está à espera é de um convite para a equipe do PS para as eleições legislativas. Como já referi num Post anterior Equipe para o Governo PS (2009) , o que Manuel Alegre deseja é um convite para ser o apanha-bolas da equipa, para ver os amigos do PS governar e ir recolher as bolas que estão sempre a ser rematadas para o lado direito.
Mas, talvez Sócrates só tenha vago o lugar de Roupeiro.
Terá então o trabalho de lavar as nódoas que o próximo governo vai deixar nas suas camisas cor de rosa. Nódoas sujas do suor da Ministra da Educação que vai "malhar" ainda mais nos professores. Manchas de óleo de máquina deixadas na camisa do Ministro do Trabalho deixadas pelo código de trabalho. Passar a ferro as roupas e os bolsos dos calções, sempre abertos a receber churudas contribuições de empreiteiros e empreendedores de grandes superficies comerciais, e os bolsos do seu alegre lider do PS, José Sócrates.
Vai ter muita sugidade para limpar, o Alegre, durante o jogo socialista dos próximos anos.

LN

1 comentário:

Asdrúbal de Sousa disse...

sugestão de leitura: "O Príncipe", Nicolau Maquiavel