sábado, 15 de novembro de 2008

Congresso Marxista - Marx ainda tem respostas actuais?

Para quem se interesse por debates sobre os problemas actuais, neste congresso poderá ter uma visão e perspectiva marxista dos problemas socio-económicos graves que o país atravessa.

Sabado é o dia mais intenso do congresso, e tem uma grande variedade de assuntos em debate.

Não Fui! OOOOOHHHH!
Mas já vou ler o artigo do Público para vos informar.

Post Scriptum:
Hoje Domingo também não fui. Que chatice.
Aqui deixo um pouco do artigo do Público de 6ª feira.


Nos EUA fala-se em "socialismo financeiro" e Henry Paulsan, secretário do tesouro, "é mais marxista do que Hugo Chávez, porque não paga indemenizações" nota o filósofo José Maria de Freitas Branco.
"Quando se fala em moralizar o sistema e em impor a regulação, estão a ser defendidas ideias marxistas.Não me espanta que a atenção se centre em Marx, que afinal, está VIVÍSSIMO"

O economista Pedro Lains admite que existe um "novo apelo " marxista que encontra eco sobretudo nas gerações mais jovens."Isso não se nota na História, na Antropologia ou na Ciência Política, mas sim na Filosofia Política".
E aponta que há quem esteja a aproveitar a conjuntura económica para tentar recuperar "velhos modelos" e para apregoar que é necessária uma mudança de paradigma. É por isto que Lains observa este momento com "apreensão": "Este tipo de movimentos pode suscitar sentimentos protecionistas na opinião pública e o protecionismo não serve de modo algum para resolver esta crise."

LN

Sem comentários: