domingo, 23 de novembro de 2008

Não há Minas de Ouro

A propósito de um comentário a um texto que escrevi sobre a avaliação de Professores, uma pessoa veio lembrar que o País já não tem Minas de Ouro para poder pagar tanto dinheiro aos seus Professores.

Não percebo muito de Economia, mas esse argumento contabilistico tem de ser sempre muito ponderado, mas admito que deve ser verdadeiro. É preciso saber quanto dinheiro o País está disposto a gastar para ter um Sistema Público de Educação com qualidade.

Na minha opinião esse dinheiro tem que ser encarado como um investimento na soberania do país. Mais do que termos um país que se defende com cidadãos armados com tanques , submarinos, frotas aviões bombardeiros, do tipo "Top Gun", o país precisa de jovens com uma Boa Educação, Só assim se defende a identidade de um povo.

Não se pode é andar a fazer como esta ministra e o governo, andam a mentir despodoradamente , dizem que estas medidas vão melhorar a escola, e que visam a melhoria dos indicadores estatísticos.

As estatísticas não vão significar nada se a realidades do ensino nas escolas são totalmente diferentes! Para muito Pior! Com Professores muito Piores! Com Professores muito pouco motivados, e que não conseguem fazer a sua função de educar.
A sua função não é assistente social, nem Psicólogo.

Que me serve a mim ter baixo indice de abandono escolar no ensino básico (até ao 9º ano), se a grande maioria dos alunos estão a utilizar a escola como sala de convivio , não aprendem nada, e chegam ao final sem nada saber?

Estas políticas só estão a levar à desqualificação da Escola Pública!!

Jornal de Nisa: Mina de ouro no Alentejo inicia actividade em 2009



Ver notícia no Jornal de Nisa

Podia responder ao argumento de o País não ter não ter Minas de Ouro de forma demagógica, e dizer:

- Pois não , não temos ouro para isso, Mas para ter que tapar os buracos dos Bancos que estão na falência , para provavelmente tentar salvar as duas empresas de fabricação de automóveis que estão em dificuldades, para esses já os nossos governantes sabem muito bem onde ir buscar o nosso dinheirinho. E não piam. É pagar o cheque , e de cócoras pedir , não se vão enbora, por favor.



LN

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço a sua atenção ao meu comentário que não era de leitura literal. É uma forma de lembrar que as questões sociais não são estanques. Mais, a sociedade faz-se do encontro de formas de ser. Na sociedade que para mim, e provavelmente para si, fosse perfeita, haveria uma perfeita sintonia de responsas que se aparentam diferentes. E aí, trabalho seria trabalho e conhaque, conhaque.