sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Nelson Mandela, primeiro Presidente negro sul-africano, felicita Obama


O primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, felicitou esta quarta-feira Barack Obama pela vitória nas presidenciais norte-americanas e acrescentou que esta escolha é um exemplo de que todos podem «sonhar» em mudar o mundo.

«A sua vitória demonstrou que ninguém, em todo o mundo, deve ter medo de sonhar em mudar o mundo para o tornar melhor», escreveu Mandela numa carta dirigida ao senador do Illinois, na qual lhe desejou também «força e coragem» para os próximos anos.
«Estamos convencidos de que conseguirá finalmente realizar o seu sonho de fazer dos Estados Unidos da América um parceiro integral na comunidade de nações, que se consagra à paz e à prosperidade para todos»,acrescentou o herói da luta contra o «apartheid» e prémio Nobel da Paz.
Mandela afirmou«confiar que combaterá igualmente e em todo o lado o flagelo da pobreza e da doença», sublinhando que aplaudia o seu «compromisso para com a paz e a segurança no planeta».

No final de Julho, Barack Obama agradeceu a Nelson Mandela, numa mensagem por ocasião do 90º aniversário, por ter demonstrado que «ninguém tem que aceitar o mundo tal como é, que pode ser refeito como devia ser».


Imagem: Atlas carregando o globo ás costas - Mitologia Grega


E do Blog "O Caderno de Saramago" , um BLOG IRMÂO do nosso;

" E, contudo, é disso precisamente que se trata. Há poucos minutos uma estação de rádio portuguesa quis saber qual seria a primeira medida de governo que eu proporia a Barack Obama no caso de ele ser, como tantos andamos a sonhar desde há um ano e meio, o novo presidente dos Estados Unidos. Fui rápido na resposta: desmontar a base militar de Guantánamo, mandar regressar os marines, deitar abaixo a vergonha que aquele campo de concentração (e de tortura, não esqueçamos) representa, virar a página e pedir desculpa a Cuba. E, de caminho, acabar com o bloqueio, esse garrote com o qual, inutilmente, se pretendeu vergar a vontade do povo cubano."

"Que não se pode fazer tudo, assim de uma assentada? Sim, talvez não se possa, mas, por favor, senhor presidente, faça ao menos alguma coisa."

em "Guntanamo" , O Caderno de Saramago



Uma noticia do site TSF

Amnistia dá 1oo dias a Obama para "Reparar os Estragos" de Bush.


[Miguel: Atena era uma deusa grega, deusa da Sabedoria e da Coragem, que se transformou numa cidade, como podes ver na Wikipédia ]
LN

Sem comentários: