terça-feira, 28 de abril de 2009

Bisbilhotando no 25 de Abril

No dia 24 Abril fui dar uma voltinha ao arraial popular no Largo do Carmo. Esta festa faz parte das comemorações do 25 de Abril. Com a participação da Associação José Afonso, onde fui buscar o cartaz.
Estava uma noite bem fresquinha. Ouviam-se por lá canções de resistência e de revoluções passadas. Ao meu lado estava um grupo de pessoas muito animadas, um grupo de militantes de estrema-esquerda que contava estórias, e eu fiquei a bisbilhotar e a ouvir a conversa que estavam a contar, pois eram situações divertidas.

A primeira estória era sobre um sr. que tinha morrido há pouco tempo.
Contava o seu camarada que ele tinha morrido quando voltava de uma peregrinação a Fátima (ou ainda estava a ir?), para cumprir uma promessa que a sua mulher tinha feito. A promessa era que se o marido ficasse ilibado do processo das FP-25 Abril eles iam a Fátima a pé para agradecer. Diziam os seus camaradas a brincar que era castigo por o tal sr. ter sido sempre um anti-clerical. Diziam estes seus camaradas, que quando foi a operação policial para apanhar as FP-25, tinham ido a casa dele e encontraram lá uns "chouriços", que eu presumo que sejam armas ou munições. Pelo que estavam a contar, o sr. esteve preso e foi depois absolvido no julgamento do caso.
Para sua infelicidade, teve a má ideia de ir cumprir a promessa da mulher.

Como se vê nesta estória a "nossa senhora de Fátima" não esquece e nem perdoa.

Outra estória do mesmo homem (o sr. que morreu) em conjunto com o homem que estava a contar. Tinham ido os dois a Fátima com uma missão de recolher informação no Santuário de Fátima. Foram no dia 13 de Agosto de 1980, e tinham como objectivos conhecer a forma como o dinheiro que os peregrinos doavam era recolhido, os trajectos dos funcionários para irem depositar o dinheiro num banco ou em outro sitio. Pelo que percebi o objectivo seria o de depois os operacionais das FP-25 poderem actuar em outro dia 13. Para fazerem essa vigilância, vestiram-se como Padres e foram passar a tarde toda em vigia dos movimentos dos funcionários. Dizia o homem que só num dia 13 o santuário recolhia cerca 200 mil contos.
Mas apesar de terem passado o dia a tentarem descobrir estes outros segredos de Fátima (os segredos materiais) os dois sacerdotes espiões não conseguiram perceber a forma como era feita a recolha e o depósito das dádivas dos peregrinos.


Veja lá bem, sr. Sócrates, quando for absolvido não vale a pena ir fazer a peregrinação a pé a Fátima, . Já sabe que ela não se deixa enganar assim tão facilmente.

Luis Neves

Sem comentários: