Fracasso no entendimento provocará «catástrofe humanitária», diz Ban Ki-Moon
Site TSF , 2 Abril
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, preveniu hoje que o fracasso na tentativa de travar a crise económica e financeira mundial pode provocar distúrbios sociais, falências de Estados e uma «catástrofe humanitária».
Nos países mais pobres a situação, escreve Ban Ki-Moon, está a agravar-se a uma velocidade alarmante, mas a crise tem consequências em todo o mundo.
No artigo que é hoje publicado no jornal britânico The Guardian, o secretário-geral das Nações Unidas diz estar convencido que o pior ainda está para vir.
«Receio que o pior venha a acontecer - uma crise política em grande escala resultante de uma instabilidade social crescente, um enfraquecimento dos governos, e populações descontentes que perderam toda a fé nos seus dirigentes e no seu próprio futuro», refere.
O risco, diz Ban-Ki Moon, é de que às crises financeira e económica suceda, se não forem adoptadas as medidas necessárias, uma «catástrofe humanitária».
Ban ki-Moon sugere que os países ricos invistam ainda mais para relançarem a economia e prevê a necessidade de gastar muito dinheiro nas economias dos países em vias de desenvolvimento.
O responsável considera que a crise afectou os países mais pobres de forma significativa, realçando que neste caso «as coisas colapsam a uma velocidade alarmante».
O secretário-geral da ONU deixa outro aviso: a margem entre a falância dos bancos e a falência dos países é muito estreita.
LN
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário