sexta-feira, 24 de abril de 2009

Indie Lisboa - Sugestões JL (1º)

Algumas Sugestões do Jornal de Letras para ver no Indie Lisboa

A Bela Adormecida da Avó Grimm
Granny O Grimm's Sleeping Beauty

Nicky Phelan
Exibições: 24 Abril, 14:00, Fórum Lisboa • 25 Abril, 16:00, Fórum Lisboa • 29 Abril, 10:30, Cinema São Jorge, Sala 1 • 30 Abril, 10:30, Fórum Lisboa • 30 Abril, 14:00, Fórum Lisboa • 2 Maio, 16:00, Fórum Lisboa
Animação, Irlanda , 2008, 6’, Beta DigitalArgumento: Kathleen O’Rourke Com: Kathleen O’Rourke Produtor: Darragh O’Connell

A avozinha conta a história da Bela Adormecida do ponto de vista da fada mais velha, que procura vingar-se por não ter sido convidada para o baptismo real com as fadas mais belas e mais novas, ainda cheias de vigor.

Águas Mil
April Showers
Ivo M. Ferreira
Exibições: 25 Abril, 21:45, Cinema São Jorge, Sala 1; 29 Abril, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3
Ficção, Portugal , 2009, 85', 35mm ; Argumento: Ivo M. Ferreira ;Produtor: Maria João Mayer Produção: Filmes do Tejo II

Pedro (interpretado por Gonçalo Waddington) é um jovem encenador cheio de dúvidas sobre a peça de teatro político que tem nas mãos e a atravessar uma crise pessoal. Para além do questionamento do radicalismo revolucionário que essa peça coloca e que interpela directamente o seu próprio passado familiar, Pedro mostra-se também confuso com as novas responsabilidades e expectativas decorrentes da gravidez da namorada (Joana Seixas). A encenação parece indefinidamente bloqueada até que Pedro faz uma descoberta em casa da avó, que poderá explicar o desaparecimento do seu pai logo após a Revolução dos Cravos. Na caravana em que a família o costumava levar para férias em miúdo, Pedro encontra dois revólveres e vários documentos que lançam uma nova luz sobre tudo o que lhe tinham dito sobre a misteriosa figura do pai. Parte à procura de respostas, deixando todas as responsabilidades imediatas para trás. O filme de Ivo M. Ferreira, que assina aqui a sua segunda longa metragem, é uma interpelante e rara revisitação ficcional de algumas memórias pós-revolucionárias portuguesas.

Birth of a City
João Rosas
Exibições: 27 Abril, 21:45, Cinema Londres, Sala 1 • 1 Maio, 15:00, Cinema Londres, Sala 2
Ficção, Portugal, Reino Unido , 2009, 75', Digi Beta PAL; Argumento: João Rosas ; Produção: João Rosas

A primeira longa metragem de João Rosas é um documentário com uma fortíssima dimensão diarística. A viver em Londres, o realizador reflecte sobre a sua relação com essa cidade ao mesmo que documenta o trabalho de uma jovem pintora francesa – tal como ele, estrangeira a viver na capital inglesa. O quadro que ela está a pintar é também uma visão pessoal da cidade, num jogo de espelhos em que o cinema filma o trabalho da pintura. Partindo do mesmo referente – a cidade de Londres – os dois artistas produzem objectos naturalmente distintos. O filme acaba por iluminar os respectivos processos de criação no que cada um tem de mais essencial.

LN

Sem comentários: