domingo, 26 de abril de 2009

Tribunais Políticos em Portugal (lançamento)

Lançamento do Livro Tribunais Políticos
dia 24 Abril, 17:30, no Ministério da Justiça (na Praça do Comercio)


Recebemos cá em casa este simpático convite para assistir ao lançamento do livro "Os Tribunais Políticos" que nos foi enviado pelo Luís Farinha que é co-autor deste volumoso trabalho de pesquisa historiográfica.
O trabalho foi coordenado por Fernando Rosas, que fez a apresentação do livro com o Ministro da Justiça Alberto Costa.

Eu não fui ver a sessão de apresentação do livro que me pareceu muito solene, e preferi ir tomar um cafézinho ao Martinho da Arcada.
Mas depois, enquanto estive sentado no café histórico (de Fernando Pessoa), fiquei a pensar que se podesse fazer umas perguntas ao ministro, devia ser bem divertido ver como o sr. se ía sair...

Pensei nestas:
Gostava de fazer perguntas ao nosso Ministro da Justiça, sobre os presos políticos no regime de ditadura.
Havia no Regime do Estado Novo (regime de ditadura) algum tribunal que condenasse algum político por corrupção?
Será que se interferia politicamente para esses casos serem arquivados?
E o que acontecia aos jornalistas que investigavam o caso? eram processados pelo Estado? Eram despedidos? eram acusados de serem comunistas e presos pela Pide?
Se o Primeiro Ministro Marcelo Caetano tivesse aprovado a construção de um empreendimento turistico em Troia, sendo essa zona protegida, e depois se descobrisse que um intermediário disse em conversa gravada, sem seu conhecimento, que tinha pago ao ministro verbas para o próprio ou para o seu Partido, isto não representava um indício muito forte de crime?
Basta a palavra de um Primeiro-Ministro para o ilibar de uma investigação criminal?
Será que a Justiça mudou assim tanto? Será que a Justiça da nossa Democracia não continua a proteger os mesmos de sempre? Será que tem que ser sempre a mesma coisa?

Gostava de ver o Ministro Costa ou o Deputado Rosas a responder a estas minhas perguntinhas. Deviam ficar irritados. E sei lá expulsar-me do Ministério da Justiça.
Luis Neves

1 comentário:

Oscar disse...

Nunca saberemos, pois não foste, ficaste-te pelo cafezinho.