segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eleições legislativas - VOTAR à ESQUERDA! (10)

manifestação 1º de Maio 2009 da CGTP
Francisco Louçã "A esquerda deveria estar toda unida" entrevista na revista "Plenitude" Setembro de 2009

P - O Bloco de Esquerda (BE) ambiciona assumir responsabilidades governativas. Quer chegar a Primeiro-ministro, é isso?
Francisco Louçã - Sim. A disputa das eleições legislativas é uma resposta às grandes questões do País. Se olharmos para os últimos 18 anos de Governo PS e PSD sob o ponto de vista do atraso , da perda da modernidade, da desigualdade e do abuso social, o balanço é catastrófico. Ambos os partidos não são capazes de conduzir o País.

P - Reconhece, no entanto, que o Bloco de Esquerda não está em condições de garantir sozinho uma maioria de esquerda?...
Francisco Louçã - O BE teve 11% nas últimas eleições. Como tal , o nosso caminho é longo no sentido de criar uma nova política e uma nova consciência. Estamos num momento de crise que é revelador das dificuldades de um país com dois milhões de pobres, onde há 400 mil jovens a trabalho temporário, em que há mais de um milhão de trabalhadores precários. Esta desagregação social que Portugal sofre no contexto da recessão acentua a necessidade de alternativas. O BE concentra-se em dar respostas de justiça na economia, por isso é que a nossa intervenção pode conduzir a uma transformação rápida das condições da política.

P - Se a 'rivalidade' política é com o PS e com o PSD, a coligação com Jerónimo de Sousa e com o PCP é então para avançar?

Francisco Louçã - Não falámos em nenhuma coligação com o Partido Comunista, embora hajam pontos em que temos convergências políticas. A criação de uma nova maioria implica a mobilização de toda a esquerda portuguesa. Para o futuro é preciso juntar forças a partir das quais, em nome de valores essenciais da luta pela justiça social, estejamos dispostos a criar uma politica que acentue essas prioridades e uma economia com responsabilidade.

P - Pretende-se transmitir a ideia de que a esquerda está finalmente unida?
Francisco Louçã
- Não. Não está! Mas tinha de estar. O PROBLEMA É QUE O PS ROMPEU TODOS OS COMPROMISSOS QUE TINHA COM UMA POLÍTICA DE ESQUERDA SOCIALMENTE CONSISTENTE. O resultado da reforma da Segurança Social de José Sócrates, que aumenta a idade da reforma diminuindo o valor da mesma; o Código do Trabalho; o ataque à Educação. Ou seja: no que respeita aos serviços públicos essenciais da democracia o PS falhou sempre. É por isso que tantos eleitores socialistas exigem hoje uma politica consistente para a esquerda e é isso que dá força ao BE. E vai ser precisamente aí que se vão decidir estas eleições.

P - Em suma, o que realmente interessa ao BE é impedir a reelição do PS?
Francisco Louçã - Queremos combater um situacionismo que tem degradado o País. A causa disso é a forma como tanto PS como PSD, e também o CDS, governaram ao longo destes últimos anos. O nosso objectivo é afirmar um programa alternativo de politica económica que seja consistente, realizável, praticável e que responda às dificuldades para todos os eleitores, em particular aqueles que deram a maioria absoluta ao Partido Socialista, há quatro anos e meio, e mostrar que há alternativas a uma economia em queda livre. É PRECISO APROXIMAR AS CORES DA ESQUERDA de todas as pessoas que sejam COERENTES COM OS VALORES ESSENCIAIS DA Justiça Social e Económica. Portugal tem sido governado por uma elite que conduziu o País a um 'pântano' social e económico e, como tal, é preciso uma nova governação e uma política de democracia, de transparência e de responsabilidade social que dê uma resposta directa às desigualdades e a todo este colapso social. O BE já começou o processo de criação de uma grande maioria de esquerda para responder aos problemas do País. Queremos uma transformação na política e sabemos que tem de ser profundíssima.

P - Classifica o programa do PS como 'manhoso'. Um programa que os socialistas dizem ser "de ambição para o futuro do País"...
Francisco Louçã - É manhoso porque não está lá tudo. Acho que há um programa secreto do Partido Socialista. O PS prevê a continuação da privatização de uma parte da GALP, da EDP, das Águas de Portugal. Tudo isso está previsto para os próximos anos de mandato, mas não consta do programa eleitoral. É secreto. O que é gravíssimo!
Mas falamos de um partido que já mentiu no passado, a propósito do referendo sobre o Tratado de Lisboa e que mentiu sobre o aumento dos impostos. O PSD já antes o tinha feito, o CDS também. A rotina das políticas sociais mais agressivas vai-se instalando através de programas que não dizem claramente o que pretendem.

Muita pena que só agora em vésperas de eleições é que o Francisco Louçã se tenha lembrado que é necessário uma união das forças de esquerda, para se fazer uma forte oposição aos partidos de centro e direita (PS e PSD).

LN

5 comentários:

Asdrúbal de Sousa disse...

ai esse alzheimer sedicioso

Asdrúbal de Sousa disse...

suplemento: revivo o registado em 19 de maio e 29 de abril

Asdrúbal de Sousa disse...

e é pena porque é este tipo de exercício (o teu) que faz com que a esquerda não ganhe votos não estabelecidos

Luis Neves disse...

Asdrúbal o exercicio que estou a fazer é o seguinte. Comecei desde o inicio de Setembro a publicar no Blog razões para votar nos Partidos de Esquerda, nos Maiores com possibilidades de eleger deputados, ou no Bloco ou na CDU. VOTAR À ESQUERDA!
È a minha convicção que é o melhor para o País.
EU VOTO CDU, e não simpatizo muito com muitas posições do Bloco. Mas como não sou sectário e acho que o Bloco defende muitas posições de principio da esquerda e que são essenciais, por isso não me importo de apelar e dar a conhecer as posições do Louçã e do Bloco.
Espero que ambos os 'Partidos' cresçam e tenham maior influencia no próximo parlamento.
O que transcrevi da entrevista do Louçã foi a parte com que concordei, e claro a que mais me interessa como simpatizante do PC.
Se quiseres podes ler a entrevista completa na revista Plenitude de Setembro. http://portimaoblokista.blogspot.com/2009/09/entrevista-de-louca-revista-plenitude.html
Luis

Luis Neves disse...

Podes ler a entrevista completa no site da Revista Plenitude http://www.plenitude.com.pt/index.php
AS entrevistas do Francisco Louçã, e do Paulo Portas (Não li), e as razões dos VERDES,

Mas o que eu deixei no Blog é o que mais interessante ele diz