segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eleições legislativas - VOTAR à ESQUERDA! (11)


As Propostas dos VERDES

"Defendemos um sistema fiscal mais justo na redistribuição da riqueza; uma política social sustentada na valorização do trabalho e também na oferta de serviços públicos, que garantam com qualidade as necessidades das populações; a valorização das políticas ambientais e de preservação do património natural como componente determinante para a dinamização de actividades económicas sustentáveis." Este é , em traços gerais , o manifesto eleitoral do Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) que concorre às Legislativas integrando, em conjunto com o PCP, a Coligação Democrática Unitária (CDU). A 27 de Setembro, Heloisa Apolónia espera conquistar o voto dos eleitores, como forma de reconhecimento pela "seriedade, a lealdade e o empenho" que caracterizou o trabalho do PEV no Parlamento.
A intervenção, em Julho último, na Assembleia da República, aquando do Debate da Nação, foi reveladora do quão incisivo é o espirito da deputada. Dirigindo-se ao Primeiro-Ministro atirou a matar:"O senhor mente descaradamente ao País!". Numa sessão parlamentar pautada por um sem número de peripécias políticas, as declarações da deputada do PEV soaram assim, claramente, sem pruridos ou falhas de semântica. "Tenho consciência que é uma expressão forte, mas depois de quatro anos e meio a ouvir anúncios de medidas que se revelaram 'flops';
os 150 mil postos de trabalho prometidos para Setúbal que nunca aconteceram;
o anúncio do «Complemento Solidário» para 300 mil idosos, sendo que mais de um terço não foi abrangido;
a forma como o Estado salvou sempre a banca da crise, gerando apoios nulos para as empresas e pessoas;
ou ainda, a criação do Provedor do Crédito, que afinal era apenas um 'tacho' para um amigo,
tudo isto foi demais!"
Há muito que a deputada trocou a advocacia pela política. Sem arrependimentos. Em Setúbal, círculo pelo qual foi eleita, tem desenvolvido uma estratégia séria de intervenção social em prol da defesa ambiental, chamando 'à pedra' promessas eleitorais por cumprir.
"Ao longo da legislatura, o ministro do Ambiente demonstrou que a politica do ambiente não é uma prioridade, revelando que esta só serve para gerar negócio - veja-se a co-incineração, a privatização da água, o aeroporto ou a nova travessia do Tejo. Chateia a forma como o Governo tenta fazer passar certas medidas como se fossem preocupações ambientais, quando elas servem apenas para gerar negociatas!
O PS ainda não percebeu que a defesa do Ambiente é dos maiores potenciais que este País tem para se desenvolver de forma sustentável."
Heloisa Apolónia interessou-se muito cedo pelos aspectos ambientais, intensificando a sua participação política no município da Moita, onde cumpriu dois mandatos antes de se candidatar à Assembleia da República, integrada nas listas da CDU.
Agora, em véspera de eleições, pretende seduzir o eleitorado com as propostas do PEV. "O que está em causa nestas Legislativas é dar mais força aos que trabalharam, propuseram e levantaram sempre a voz em benefício da justiça e da qualidade de vida das populações. As pessoas precisam de saber que não estamos a eleger nenhum Primeiro-Ministro, mas 230 deputados à Assembleia da República e que a sua distribuição fará toda a diferença na próxima Legislatura. A opção não está entre escolher PS ou PSD. Isso é tudo mais do mesmo."
em Revista "Plenitude", Setembro 2009
LN

Sem comentários: