sábado, 12 de setembro de 2009

Estrelas em Agosto (7)

imagem no Blog http://areadeproject12b.blogspot.com/2007/02/34drago.html

Localize o Dragão
O Dragão é uma constelação longa e sinuosa
  • Partindo da estrela 3, que ocupa a parte central da cruz que constitui o Cisne, e passando pela estrela 4, chegará directamente à estrela 1 do Dragão, que marca a posição da cabeça, habitualmente representada por um losango irregular. A distância entre esta estrela e a estrela 3 do Cisne equivale a três vezes a que separa as estrelas 3 e 4 do Cisne (Cruz do Norte).
  • Uma linha imaginária com inicio na estrela 5 da Ursa Maior e que passe pela estrela 4 da mesma constelação apontará directamente para a cabeça do Dragão e, continuando em linha recta, chegará a Vega da Lira.

  • Thuban (estrela 10) , no corpo do Dragão, é muito pouco brilhante e fica numa linha ligeiramente encurvada que liga Mizar (estrela 2) da Ursa Maior a Kochab (estrela 7) da Ursa Menor.

Há alguns milhares de anos Thuban era a estrela polar. A estrela brilhante (estrela 1) é actualmente designada por Etamin, mas já se chamou Ísis, nome de uma deusa egípcia. As portas das câmaras sagradas dos templos de Tebas e Denderah, que foram construídos em sua honra, estavam orientadas para Ísis.
Do livro “Um passeio pelos céus – um guia de estrelas, constelações e lendas”

LN

Sem comentários: