quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Eleições legislativas - VOTAR à ESQUERDA! (7)

Filme - documentário "Capitalism: A Love Story" de Michel Moore

Michael Moore critica bancos e empresas em "Capitalism: A Love Story"

Capitalismo perverso de Michael Moore sacode Veneza

Anunciado o fim do Capitalismo

Michael Moore; " Os rostos desesperados das vítimas da recente hecatombe financeira, que perderam suas casas ou o trabalho de uma vida, são a parte mais impactante da denúncia apresentada por Moore em "Capitalism: a Love Story", que concorre ao Leão de Ouro.

Para o diretor de "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 11/9", "o capitalismo é ruim e não pode ser reformado" e o livre mercado na realidade é um sistema para roubar os trabalhadores e garantir que 1% da população dos Estados Unidos mantenha sua riqueza, enquanto 99% se empobrecem dia a dia.

O documentário, que tem duas horas e vai estrear nos Estados Unidos no dia 2 de outubro, acusa os poderosos bancos de Wall Street (Goldman Sachs, Citybank, Morgan Stanley) de terem organizado um verdadeiro "golpe de Estado financeiro" pouco antes das eleições presidenciais americana.

Os poderosos banqueiros, muitos deles miembros da administração do ex-presidente George W. Bush, inventaram o mecanismo para ficar com os 700 milhões de dólares que o Estado aprovou para salvar as empresas da crise econômica, enquanto a classe média perde suas propriedades e garantias, afirma.

"Precisamos de um controle maior do mundo das finanças e do capitalismo", pede Moore. "Para eles a única coisa importante é estar no poder", completa.

O cineasta termina por isolar a sede de Wall Street com a clássica fita amarela com a frase "cena de crime, não passe".


"Nos Estados Unidos a cada sete segundos e meio uma família é desalojada de sua casa e 14.000 perdem o emprego por dia", afirmou o cineasta em um encontro com o público um dia antes da exibição do longa.

"O capitalismo é injusto", declarou o irreverente documentarista


O filme chega ao fim com as notas da Internacional em versão jazz, para pedir uma "verdadeira democracia" contra o "capitalismo obsceno e imoral", que até a Igreja Católica americana condena no documentário. "

Trailer do filme


Moore no Festival de Veneza


:) LN

Sem comentários: