Lenda da Ursa Maior
Quando a Terra era muito jovem, um sábio índio americano enviou os seus sete filhos para a floresta para aprenderem a compreender o vento.
Eles entraram no bosque e caminharam silenciosamente enquanto ouviam todos os sons produzidos pelo vento. Quando a noite começou a aproximar-se, procuraram um local para descansar e dormir. As estrelas brilhavam intensamente.
Durante a noite, o irmão mais velho foi repentinamente acordado por um som estranho. O vento estava a cantar. Não conseguia compreender a canção do vento, mas, olhando para as estrelas, viu um intenso piscar nas Plêiades. Estava espantado. Parecia-lhe evidente que as estrelas piscavam ao ritmo da canção do vento. Acordou de imediato os irmãos para ouvirem a canção e para o ajudarem a interpretar o vento. Juntaram as mãos e começaram a dançar. O som tornou-se mais forte e a dança mais intensa.
De repente começaram a subir em direcção à estrela cintilante que era a irmã mais nova das sete irmãs Plêiades. Ela apaixonou-se pelo irmão mais novo, Mizar. Desde então Mizar e o seu amor, que lhe foi dado pela canção do vento, podem ser vistos por todos os que tiverem boa visão na cauda da Ursa Maior – a casa dos sete irmãos.
Esta lenda derivou de uma lenda mongólica e de uma outra índia americana.
Lenda das Plêiades
As Plêiades são as sete filhas de Atlas e de Plêione. Diz-se que Orionte, o caçador , tentou raptar Plêione enquanto ela caminhava com as filhas. Felizmente, escaparam mas, como poderá ver no céu, as Plêiades não se encontram muito longe de Orionte.
A segunda estrela da Ursa Maior (a contar da ponta ou cauda) tem o nome de Mizar as estrelas 6 e 7 são as «guardas» (as duas da extremidade da quadrado)
Uma vez localizada a Ursa Maior, inicie com ela o seu passeio. Na época em que a Ursa Maior é visível ela ajuda a encontrar muitas outras constelações ou estrelas especificas em cada constelação.
Do livro “Um passeio pelos céus – um guia de estrelas, constelações e lendas”
LN
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário